Tóquio, Japão – 20 de janeiro de 2024 – Em uma iniciativa inovadora, a FamilyMart está prestes a se tornar a primeira grande cadeia de lojas de conveniência no Japão a cobrar pelos talheres plásticos, como parte de um esforço abrangente para reduzir o desperdício de plástico em suas operações.
A partir de 29 de janeiro, os clientes que adquirirem refeições ou sobremesas terão que desembolsar até quatro ienes por cada colher, garfo ou canudo.
A fase inicial da iniciativa será implementada em cerca de 100 lojas, com a expectativa de que aproximadamente 715 toneladas de plástico sejam poupadas quando a medida for expandida para as aproximadamente 16.000 lojas da rede em todo o país.
Outras redes de conveniência no Japão também adotaram medidas semelhantes em resposta às preocupações ambientais. A 7-Eleven, por exemplo, utiliza talheres feitos de plástico contendo 30% de materiais derivados de plantas. A Lawson, por sua vez, adotou uma abordagem diferente, oferecendo talheres com furos nos cabos para reduzir o uso de plástico.
A decisão da FamilyMart reflete uma crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental e a necessidade de ações concretas para combater a poluição por plástico. Com o compromisso de reduzir significativamente sua pegada de plástico, a iniciativa destaca o papel das grandes empresas na promoção de práticas comerciais mais ecológicas. Essa mudança pode influenciar positivamente outras empresas do setor a adotarem medidas semelhantes em um esforço conjunto para preservar nosso meio ambiente.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm