Budapeste, Hungria – 25 de janeiro de 2024 – O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, anunciou seu apoio à adesão da Suécia à OTAN e afirmou que pressionará os legisladores húngaros a votarem a favor da entrada do país nórdico na aliança militar.
A Hungria permanece como a única nação membro que ainda não aprovou a entrada da Suécia na OTAN, após o parlamento turco, na terça-feira (23), votar a favor da aceitação da Suécia.
Em uma ligação com o Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, Orban reiterou o apoio de seu governo à adesão da Suécia. Nas redes sociais, o primeiro-ministro afirmou que instará o Parlamento, onde seu partido tem maioria, a votar rapidamente pela aprovação da entrada.
Anteriormente, Orban explicou que a demora se deve à insatisfação de membros do partido no poder em relação à Suécia, que expressou preocupações sobre a situação política na Hungria.
O Parlamento húngaro não se reunirá até meados de fevereiro, e a confirmação da ratificação permanece incerta. A Hungria é o único fator que impede a adesão da Suécia à OTAN, destacando as complexidades políticas e as dinâmicas na região europeia.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am