Jacarta, Indonésia, 26 de janeiro de 2024 – O presidente da Indonésia está enfrentando críticas por insinuar que pode não ser neutro na eleição do próximo mês para escolher seu sucessor.
Joko Widodo afirmou na quarta-feira (24), que tem permissão para fazer campanha por um candidato, apesar de declarações anteriores enfatizando a neutralidade para funcionários públicos.
Joko falou com repórteres enquanto visitava uma base aérea em Jacarta. Ele estava acompanhado pelo candidato Prabowo Subianto, atualmente ministro da defesa. Joko afirmou que o presidente tem permissão para fazer campanha e tomar partido. O crucial durante a campanha é evitar o uso de instalações estatais, acrescentou. “Somos funcionários públicos, mas também políticos. Podemos participar da política”, disse.
Esta declaração causou ondas de choque na Indonésia porque Joko era visto como defensor da neutralidade.
Cidadãos decepcionados recorreram às redes sociais, acusando-o de interferir na eleição. Eles também expressaram preocupações sobre possíveis danos à democracia.
As declarações de Joko levantam preocupações sobre política dinástica, já que o companheiro de chapa de Prabowo é o filho mais velho de Joko, Gibran Rakabuming Raka.
O jovem de 36 anos foi autorizado a concorrer pelo Tribunal Constitucional em outubro, apesar de não atender à idade mínima exigida, em uma decisão sem precedentes.
O tribunal decidiu que um candidato está qualificado se ele ou ela tivesse servido como líder regional. A medida gerou preocupações sobre nepotismo, uma vez que o chefe de justiça é cunhado de Joko.
Um oficial sênior da campanha de outro candidato presidencial, Ganjar Pranowo, criticou o comentário de Joko na quinta-feira. Ele afirmou que o presidente deve se manter acima de todos os grupos e partidos políticos.
A eleição está marcada para 14 de fevereiro. O outro candidato é o ex-governador de Jacarta, Anies Baswedan.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am