Hokuriku, Japão – 25 de janeiro de 2024 – Os sobreviventes do terremoto que atingiu a região central de Hokuriku no Ano Novo estão enfrentando um novo desafio: a iminência de fortes nevascas. Autoridades meteorológicas alertaram que uma das massas de ar frio mais intensas da temporada se aproxima da costa do Mar do Japão, incluindo a Península de Noto, duramente atingida pelo terremoto de magnitude 7,6.
Estima-se que até 80 centímetros de neve possam cair nas próximas 24 horas, aumentando o risco de danos adicionais a residências e edifícios na área já afetada.
Enquanto os moradores se preparam para o frio intenso, esforços voluntários estão sendo mobilizados para auxiliar na recuperação econômica da região. Uma destilaria de saquê em Noto town, severamente danificada pelo tsunami após o terremoto, recebeu apoio de outra destilaria em Miyagi, no nordeste do Japão.
Operadores afirmam que, após superarem danos causados pelo terremoto e tsunami de 2011 com o apoio nacional, é hora de retribuir. Kentaro Sugihara, da Niizawa Sake Brewery, enfatizou a importância de auxiliar colegas: “Queremos ser de alguma ajuda, pois é doloroso se uma destilaria não puder produzir saquê depois de tanto esforço”.
Apesar dos apelos das autoridades para que os voluntários evitem a região devido a estradas e infraestrutura inseguras, o governador de Ishikawa, Hiroshi Hase, anunciou que algumas áreas estarão prontas para receber voluntários a partir do próximo fim de semana, visando a remoção de escombros e a coleta de objetos valiosos de casas danificadas.
Kaichiro Kazuma, da Kazuma Sake Brewery, expressou a determinação de reconstruir: “Queremos avançar pouco a pouco, com a esperança de levar nosso saquê novamente aos clientes”.
Os esforços voluntários, essenciais em desastres anteriores no Japão, continuam sendo uma peça fundamental na jornada de recuperação das comunidades afetadas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm