Tóquio, Japão – 6 de janeiro de 2024 – O Partido Liberal Democrático (Liberal Democratic Party – LDP), governante do Japão, anunciou que está considerando encerrar a prática de facções repassarem dinheiro excedente para escritórios de parlamentares, em resposta a investigações em andamento sobre o uso indevido de fundos políticos. O secretário-geral do LDP, Motegi Toshimitsu, afirmou nesta sexta-feira (5), que o plano será discutido em uma nova comissão do partido, chamada provisoriamente de “Comitê de Reforma Política”, que será lançada na próxima semana.
O Primeiro-Ministro, Kishida Fumio, propôs o estabelecimento deste comitê em meio ao escândalo envolvendo facções do LDP, que está sendo investigado por promotores de Tóquio devido a suspeitas de movimentação de fundos não registrados.
A comissão do LDP examinará medidas para evitar recorrências e estudará os papéis que as facções devem desempenhar. Motegi enfatizou a importância de garantir transparência no manuseio de fundos políticos e destacou a necessidade de reformas abrangentes.
Entre as propostas discutidas, Motegi mencionou a possibilidade de utilizar transferências bancárias para aquisição de ingressos de eventos de arrecadação de fundos, em vez de pagamentos em dinheiro. Além disso, será analisada a cessação da prática de facções pagarem propinas aos escritórios dos parlamentares que vendem ingressos em excesso de suas cotas.
Motegi sugeriu que o partido pode decidir auditar os rendimentos e gastos de suas facções. Além disso, a comissão do LDP discutirá possíveis revisões na lei de controle de fundos políticos e um plano para tornar públicos os relatórios de seus fundos antes de submetê-los ao governo, visando aprimorar a transparência.
O papel das facções do LDP será um tópico central nas discussões sobre as reformas planejadas. O partido busca enfrentar as questões levantadas pelo escândalo de propinas e fortalecer sua integridade e transparência no uso de fundos políticos.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am