Pyongyang, Coreia do Norte — 22 de janeiro de 2024 – Choe Thae Bok, ex-presidente do Parlamento da Coreia do Norte e destacado oficial que serviu sob três gerações da família Kim, faleceu aos 93 anos devido a um infarto cardíaco, conforme relatado pelos meios de comunicação norte-coreanos no domingo (21).
Choe ocupou o cargo de secretário de assuntos internacionais do Partido dos Trabalhadores, além de presidir a Assembleia Popular Suprema por mais de 20 anos. Sua longa carreira abrangeu os governos do fundador do país, Kim Il Sung, seu filho Kim Jong Il e seu neto Kim Jong Un.
Ele foi uma das sete autoridades seniores que caminharam ao lado da carruagem fúnebre que transportava o caixão de Kim Jong Il em 2011, indicando a confiança do líder atual, Kim Jong Un, em sua figura.
A televisão estatal do país noticiou que Kim Jong Un visitou a família de Choe na manhã de domingo para expressar suas condolências. A transmissão exibiu imagens de Kim prestando silenciosa homenagem ao falecido oficial, acompanhado por outros membros da equipe de liderança.
A morte de Choe Thae Bok deixa um vazio significativo na política norte-coreana, sendo ele uma testemunha chave de décadas de mudanças e eventos marcantes na história do país. Seu legado e contribuições serão lembrados, enquanto a Coreia do Norte se despede de um dos líderes políticos mais proeminentes de sua história recente.
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm
- EUA iniciam contagem de votos na eleição presidencial - 6 de novembro de 2024 8:15 am