Moscou, Rússia – 17 de janeiro de 2024 – Os ministros de Relações Exteriores da Rússia e da Coreia do Norte, Sergey Lavrov e Choe Son Hui, respectivamente, enfatizaram os estreitos laços bilaterais durante uma reunião realizada em Moscou nesta terça-feira (16). O encontro pode também ter incluído discussões sobre uma possível visita do presidente russo Vladimir Putin a Pyongyang.
No início das conversações, Lavrov expressou seu desejo de discutir a expansão da cooperação pragmática em várias áreas. Ele agradeceu também o apoio da Coreia do Norte à Rússia em relação à sua intervenção na Ucrânia.
Choe afirmou que a Coreia do Norte está preparada para fazer tudo para cumprir os acordos alcançados na cúpula entre os dois países, realizada em setembro do ano passado. Ela indicou a intenção de Pyongyang de promover os laços bilaterais nos setores militar e econômico.
Está previsto que Choe se encontre com Putin ainda nesta terça-feira (16). O porta-voz presidencial da Rússia, Dmitry Peskov, informou que Putin recebeu um convite da Coreia do Norte e que é provável que visite o país em momento oportuno.
Ambos os países, em oposição aos Estados Unidos e outras nações, estão fortalecendo seus laços. Há relatos de que a Rússia teria utilizado mísseis balísticos fornecidos pela Coreia do Norte em ataques contra a Ucrânia. O encontro entre os ministros ressalta a complexidade das dinâmicas geopolíticas na região e seu impacto nas relações internacionais.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am