Amã, Jordânia, 30 de janeiro de 2024 – A mídia dos Estados Unidos reporta que o exército norte-americano falhou em deter o mortal ataque sua base na Jordânia, quando um drone inimigo se aproximou ao mesmo tempo que outro dos EUA também retornava ao local.
Três membros do serviço militar dos EUA foram mortos no ataque ao posto avançado no nordeste da Jordânia, próximo à fronteira com a Síria, no domingo (28).
O governo dos EUA suspeita que o ataque tenha sido realizado por grupos terroristas apoiados pelo Irã, operando na Síria e no Iraque.
O Wall Street Journal citou na segunda-feira (29), altos funcionários dos EUA, afirmando que o país falhou em deter o ataque mortal quando “o drone inimigo se aproximou de seu alvo ao mesmo tempo que um outro dos EUA também retornava à base”.
Os oficiais teriam dito que “o retorno do drone dos EUA causou alguma confusão sobre se o dispositivo entrante era amigo ou inimigo”.
A CNN informou que o dispositivo inimigo se aproximou do posto militar dos EUA enquanto seguia o drone americano.
A vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, disse a repórteres na segunda-feira (29), que as autoridades ainda estão avaliando como um drone de ataque unidirecional conseguiu impactar a instalação.
Ela afirmou que o ataque carrega os rastros do grupo terrorista pró-iraniano Kataib Hezbollah, mas acrescentou que o Pentágono ainda não fez uma avaliação final sobre isso.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am