Tóquio, Japão – 25 de janeiro de 2024 – A East Japan Railway Company retomou a maioria dos serviços de shinkansen, trens-bala de alta velocidade, em três linhas entre Tóquio e duas cidades, exceto por dois trens. A retomada ocorre após uma interrupção causada por um apagão que afetou operações nas linhas Tohoku, Hokuriku e Joetsu.
Os serviços foram interrompidos desde a manhã de terça-feira (23), entre as estações de Tóquio e Sendai na linha Tohoku, bem como entre as estações de Tóquio e Takasaki nas linhas Hokuriku e Joetsu.
A JR East relatou que a queda de energia ocorreu por volta das 10h da terça-feira. Trabalhadores encontraram um cabo de energia suspenso em uma área entre as estações de Ueno e Omiya.
Além disso, foi constatado que o trem Kagayaki da linha Hokuriku, que parou cerca de 1 quilômetro após o local do cabo caído, sofreu danos nos pantógrafos e em uma janela.
A empresa afirmou que as investigações estão em andamento, mas acredita que o trem Kagayaki entrou em contato com o cabo, que estava pendurado por algum motivo.
A JR East informou que 283 trens-bala programados foram cancelados, afetando cerca de 120.000 pessoas.
Os trabalhadores removeram o trem shinkansen que ficou impossibilitado de rodar e consertaram o cabo danificado.
A empresa relatou que os trabalhos de reparo foram concluídos e retomou as operações normais na quarta-feira, exceto por dois trens matinais, um de Nasushiobara para Tóquio e outro de Tóquio para a estação de Yamagata.
Dois trabalhadores ficaram feridos durante os reparos e foram levados para o hospital.
A empresa afirmou que investigará a causa do problema com o cabo e os ferimentos dos trabalhadores.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am