Taipé, Taiwan – Washington, EUA – 02 de Janeiro de 2024 – Após o forte terremoto que atingiu o Japão central na segunda-feira (1), a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, e líderes dos Estados Unidos expressaram solidariedade e ofereceram ajuda às vítimas da tragédia.
Tsai Ing-wen postou uma mensagem online algumas horas após o terremoto, escrevendo em japonês que reza pela segurança das pessoas nas áreas afetadas e espera que suas vidas retornem ao normal o mais rápido possível. A presidente instruiu o Ministério das Relações Exteriores a informar ao Japão que Taiwan está pronta para fornecer qualquer assistência necessária.
O vice-presidente, Lai Ching-te, também postou uma mensagem online, declarando que Taiwan está pronta para oferecer ajuda máxima e cooperação. Eric Chu, líder do maior partido de oposição, Kuomintang, também expressou solidariedade nas redes sociais, afirmando que o coração do povo taiwanês está com o povo japonês.
A Casa Branca informou na segunda-feira que o presidente dos EUA, Joe Biden, e a vice-presidente Kamala Harris foram informados por sua equipe de segurança nacional sobre o terremoto no Japão. Biden emitiu uma declaração afirmando que ele e sua esposa estão rezando pelas pessoas do Japão impactadas pelo terrível terremoto. Ele ressaltou que os EUA estão prontos para fornecer qualquer assistência necessária ao povo japonês, destacando a profunda amizade entre os dois países como aliados próximos. O presidente concluiu expressando que os pensamentos do povo norte-americano estão com o povo japonês neste momento difícil.