1.4 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 8:59: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Kishida fará discurso no Parlamento em meio à controvérsia sobre escândalo de fundos

Kishida enfrenta desafios em sua liderança com escândalo de arrecadação de fundos abalando seu partido.

Tóquio, Japão – 30 de janeiro de 2024 – O Primeiro Ministro do Japão, Kishida Fumio, fará um discurso político no Parlamento nesta terça-feira (30). Ele deverá enfatizar sua determinação em restaurar a confiança pública no rastro de um escândalo de arrecadação de fundos envolvendo facções de seu principal partido governante, o Liberal Democrático.

Kishida, provavelmente, pedirá medidas legislativas, incluindo revisões na lei de controle de fundos políticos. Ele também afirmará que as facções do LDP renunciarão completamente ao seu papel em questões financeiras e na garantia de cargos-chave para seus membros.

O escândalo levou à acusação de legisladores atuais e antigos, bem como de seus tesoureiros. Eles enfrentam acusações de não relatar totalmente a receita de eventos de arrecadação de fundos políticos, em violação da lei.

A sessão do Parlamento foi aberta na última sexta-feira (26). O discurso político do primeiro-ministro normalmente é proferido no primeiro dia. Mas, em uma medida extraordinária, o discurso foi adiado, enquanto sessões do comitê sobre política e dinheiro foram realizadas na segunda-feira.

Em uma das sessões, Kishida foi pressionado por um legislador da oposição para desvendar, rapidamente, o que exatamente aconteceu dentro das facções do LDP e entre os legisladores do partido em relação ao manuseio dos fundos políticos.

Kishida respondeu que o partido tentará estabelecer os fatos entrevistando os envolvidos. Ele disse que o LDP também gostaria de pensar sobre a responsabilidade política.

Os partidos de oposição esperam questionar ainda mais o primeiro-ministro durante as sessões de perguntas e respostas que seguem seu discurso político. Eles provavelmente pedirão que os executivos das facções e outros sejam convocados ao Parlamento para dar testemunhos sob juramento.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img