Tóquio, Japão, 29 de janeiro de 2024 – O Japão está suspendendo seu financiamento adicional a uma agência da ONU para refugiados palestinos, a UNRWA, em resposta ao envolvimento de seus funcionários no ataque realizado pelo Hamas em Israel em 7 de outubro.
A Secretária de Imprensa Estrangeira do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Kobayashi Maki, anunciou a decisão em um comunicado no domingo (28), após os Estados Unidos, Reino Unido e outros países tomarem medidas semelhantes em relação à UNRWA.
Kobayashi afirmou que o Japão está “extremamente preocupado com o envolvimento de membros da equipe da UNRWA no ataque terrorista”.
Ela declarou que o Japão decidiu suspender o financiamento adicional “por enquanto, enquanto a UNRWA conduz uma investigação sobre o assunto e considera medidas para lidar com as alegações”.
A secretária adicionou que o Japão tem instado fortemente a UNRWA a conduzir a investigação de maneira rápida e completa, e a adotar as medidas apropriadas.
O Ministério das Relações Exteriores informou que o Japão destinou cerca de 35 milhões de dólares como contribuição para a UNRWA no orçamento suplementar para o ano fiscal atual até março.
Os fundos ainda não foram enviados.
A UNRWA, sigla para Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo, enfrenta agora pressões financeiras adicionais devido às alegações de envolvimento de seus funcionários em atividades relacionadas ao ataque do grupo terrorista Hamas.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am