Tóquio, Japão – 17 de janeiro de 2024 – O governo japonês tomou uma decisão importante para intensificar os esforços de recuperação após o terremoto que abalou a Península de Noto. O Gabinete do Primeiro-Ministro Kishida Fumio aprovou, nesta terça-feira (16), o aumento dos fundos de reserva no projeto de orçamento fiscal de 2024, visando auxiliar as vítimas e acelerar o processo de reconstrução.
A quantia destinada foi dobrada, atingindo a marca de 1 trilhão de ienes, equivalente a quase 7 bilhões de dólares americanos, para o ano fiscal que terá início em abril. Os parlamentares planejam promulgar a legislação durante a próxima sessão ordinária da Dieta, que está prevista para começar ainda neste mês.
Além disso, o governo pretende contribuir com aproximadamente 700 milhões de dólares do orçamento fiscal de 2023 para os esforços de recuperação. O foco principal, agora, está na melhoria das condições nos locais de evacuação, na garantia de habitação temporária e na reparação da infraestrutura danificada.
Há um apelo do governo para que os sobreviventes se mudem para acomodações fora das áreas afetadas, visando sua saúde e segurança. Planos para o cronograma de reparos na infraestrutura e construção de habitações temporárias serão elaborados o mais rápido possível. O objetivo é proporcionar uma visão clara e detalhada das próximas etapas para a reconstrução da região.
Este aumento substancial no orçamento demonstra o comprometimento do governo japonês em garantir uma recuperação eficiente e rápida para as comunidades afetadas pelo terremoto na Península de Noto. A comunidade internacional acompanhará de perto esses esforços, enquanto o país se esforça para superar os desafios pós-desastre.
- Pentágono divulga relatório anual sobre OVNIs e casos Starlink - 16 de novembro de 2024 5:14 am
- Preços de imóveis novos caem em 90% das grandes cidades na China - 16 de novembro de 2024 5:08 am
- Japão e EUA reafirmam aliança bilateral em encontro no Peru - 16 de novembro de 2024 4:58 am