Ishikawa, Japão – 14 de janeiro de 2024 – Partes do Japão que foram devastadas por um terremoto no primeiro dia do ano agora enfrentam condições invernais rigorosas, agravando ainda mais a situação para os residentes que já sofreram com os impactos do desastre. Autoridades locais alertam para o perigo de deslizamentos de terra, já que o solo foi enfraquecido pelo terremoto inicial e tremores subsequentes.
Neste sábado (13), as temperaturas diurnas nessas áreas não devem subir significativamente, com a previsão de atingir apenas 2 graus Celsius na cidade de Wajima e 5 graus em Kanazawa, ambos municípios na duramente atingida prefeitura de Ishikawa, no centro do Japão.
O número de pessoas nas áreas afetadas pelo terremoto que estão ficando doentes durante suas estadias prolongadas em abrigos está aumentando, assim como o número de mortes relacionadas ao desastre.
Enquanto isso, os movimentos sísmicos continuam na região de Noto, em Ishikawa, e áreas circunvizinhas, com fortes tremores registrados ocasionalmente desde o terremoto de 1º de janeiro.
Até as 8h deste sábado, foram registrados mais de 1.300 tremores com intensidade de 1 ou superior na escala de zero a 7 do Japão. Isso incluiu um terremoto que sacudiu a cidade de Shika, em Ishikawa, com intensidade 4, pouco depois das 4h da manhã deste sábado (13).
A Agência Meteorológica do Japão insta a população a permanecer vigilante contra tremores com intensidade de aproximadamente 5 ou superior pelos próximos 30 dias.
Condições tempestuosas, incluindo fortes nevascas, também podem atingir as áreas afetadas pelo terremoto, assim como o norte e leste do Japão, de domingo (14) a terça-feira (16).
As pessoas são aconselhadas a ter cuidado extra em relação aos edifícios danificados pelo terremoto, pois podem desabar sob o peso da neve.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm