3.2 C
Kóka
sábado, 16 novembro, 2024 7:29: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Índice de aprovação do Gabinete de Kishida no Japão sobe para 26% após desastre

Pesquisa mensal da NHK revela aumento na aprovação do Gabinete de Primeiro Ministro Kishida Fumio após resposta ao terremoto.

por Gabriela Santos, Correspondente Política
Tóquio, Japão, 16 de janeiro de 2024 – A mais recente pesquisa mensal de opinião pública da NHK revela que o índice de aprovação do Gabinete do Primeiro Ministro Kishida Fumio aumentou para 26%, um acréscimo de 3 pontos percentuais. O índice de desaprovação caiu 2 pontos, totalizando 56%.

A pesquisa telefônica foi conduzida ao longo de três dias a partir de sexta-feira (19), com 2.429 pessoas aleatoriamente selecionadas, com 1.212 respondendo.

Entre os que apoiam o Gabinete, 47% afirmaram que parece melhor do que alternativas possíveis. Outros 25% disseram que é composto por partidos políticos que apoiam, enquanto 16% expressaram confiança em Kishida.

Aqueles que desaprovam o Gabinete citam baixas expectativas para as políticas (45%), a percebida incapacidade de implementar políticas (29%) e falta de confiança no primeiro-ministro (11%).

Em relação às respostas do Gabinete ao terremoto de magnitude 7,6 que devastou regiões centrais, incluindo a Província de Ishikawa, 6% disseram aprovar muito, e 49% aprovam em certa medida. No entanto, 31% afirmaram não aprovar muito, e 9% não aprovam de forma alguma.

O principal partido governante, o Partido Liberal Democrata de Kishida, criou uma força-tarefa em resposta a um escândalo envolvendo fundos políticos não declarados.

Sobre a eficácia dessa medida, 13% acreditam que ajudará o partido a reconquistar a confiança pública, enquanto 78% discordam.

Quanto à necessidade de revisar a Lei de Controle de Fundos Políticos para impor regras mais rígidas, 83% concordam, enquanto 9% acreditam que não há necessidade.

Perguntados sobre o futuro das facções políticas, 5% disseram que podem continuar como estão. Quarenta por cento afirmaram que podem continuar, mas reformas são necessárias, enquanto 49% pediram pelo seu desmantelamento.

O índice de aprovação para o Gabinete de Kishida atingiu uma mínima histórica de 23% em dezembro, marcando o número mais baixo desde que o Partido Liberal Democrata voltou ao poder em 2012.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img