Suzu City, Ishikawa, Japão – 07 de janeiro de 2024 – A polícia na Prefeitura de Ishikawa, no Japão, anunciou um notável resgate: uma mulher em seus 90 anos foi encontrada viva sob os escombros 124 horas após um terremoto de magnitude 7,6 atingir a região na última segunda-feira (1). Especialistas afirmam que as chances de sobrevivência em desastres diminuem substancialmente após as primeiras 72 horas.
O resgate ocorreu na cidade de Suzu no sábado (6), onde a mulher foi retirada dos destroços e levada a um hospital para receber tratamento. Autoridades relatam que ela está respondendo de forma clara às perguntas feitas pelos socorristas.
As operações de resgate continuam enfrentando desafios, incluindo o clima frio e chuvoso no Japão central, onde o terremoto maciço ocorreu no Dia de Ano Novo.
Oficiais informaram que pelo menos 126 pessoas perderam a vida na Prefeitura de Ishikawa, com mais de 200 ainda desaparecidas. Em uma parte de uma cidade na prefeitura, múltiplas casas desabaram devido a um deslizamento de terra, resultando em cinco mortes e pelo menos nove pessoas que se acredita estarem presas, incluindo uma criança de oito anos.
Bombeiros em Suzu City intensificaram a busca por sobreviventes, utilizando uma lista do governo com os nomes dos residentes ainda desaparecidos.
A situação é crítica em uma instalação para idosos que abriga 100 residentes. O segundo andar da estrutura foi gravemente danificado, forçando os residentes a viverem em espaços limitados. A instalação teve que recorrer ao uso de água da chuva armazenada para descargas sanitárias.
Um helicóptero das Forças de Autodefesa está sendo utilizado para realizar operações de resgate em áreas isoladas. Em Wajima City, residentes ficaram isolados devido a estradas cortadas.
Em outras partes da cidade, pessoas buscaram abrigo em uma estação à beira da estrada. Trinta e oito pessoas foram resgatadas por um helicóptero da polícia na sexta-feira (5).
Oficiais receberam chamadas de comunidades isoladas, relatando falta de alimentos e outros suprimentos.
Mais de 30.000 pessoas na prefeitura estão buscando abrigo. Previsões meteorológicas indicam clima extremamente frio e neve a partir de domingo nas áreas afetadas pelo terremoto.
As autoridades aconselham as pessoas nos locais de evacuação a tomar medidas preventivas contra doenças infecciosas, visto que casos do coronavírus foram relatados. A comunidade internacional acompanha de perto os acontecimentos no Japão, enquanto o país enfrenta desafios significativos após o desastre natural.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am