por Eitan Mendes, correspondente Internacional
Sana, Iêmen, 16 de janeiro de 2024 – O grupo terrorista Houthi, no Iêmen, realizou um ataque contra um navio de carga dos Estados Unidos no Mar Vermelho, lançando um míssil balístico na tarde de segunda-feira (15), de acordo com o Comando Central dos EUA.
O ataque ocorreu por volta das 16h (horário local) quando os Houthis dispararam um míssil anti-navio de áreas sob seu controle no Iêmen. O Comando Central também informou que o míssil atingiu um navio porta-contêineres pertencente e operado por uma empresa americana enquanto navegava pelo sul do Mar Vermelho.
Apesar do ataque, o navio não relatou feridos ou danos significativos e continua sua viagem normalmente.
O Comando Central dos EUA também detectou outro míssil anti-navio sendo disparado em direção ao sul do Mar Vermelho aproximadamente duas horas antes do ataque ao navio americano.
Um porta-voz do grupo terrorista Houthi reivindicou a responsabilidade pelo ataque em uma postagem nas redes sociais, declarando que todos os navios e embarcações dos EUA e do Reino Unido serão alvos.
O ataque é amplamente considerado uma retaliação aos ataques dos EUA na semana passada contra instalações do grupo no Iêmen, incluindo sua instalação de radar.
Com crescentes preocupações sobre uma possível escalada nos confrontos entre os EUA e os Houthis, a região agora enfrenta um aumento nas tensões geopolíticas.
- Juiz adia decisão sobre caso de suborno envolvendo Trump - 13 de novembro de 2024 9:04 am
- Ataque com carro em Zhuhai deixa 35 mortos e choca China - 13 de novembro de 2024 8:58 am
- Trump escolhe aliados para cargos-chave de segurança - 13 de novembro de 2024 8:51 am