Teerã, Irã – 5 de janeiro de 2024 – O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelos atentados ocorridos na quarta-feira (3), no Irã, resultando em mais de 80 mortes, de acordo com uma declaração divulgada nas redes sociais nesta quinta-feira (4). A organização afirmou que dois mártires realizaram uma operação de bomba suicida, detonando dispositivos explosivos durante a ação.
Os ataques ocorreram na província do sudeste de Kerman, durante uma cerimônia que marcava o quarto aniversário da morte de Qassem Soleimani, general de destaque no Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica. Inicialmente, um veículo de mídia estatal havia reportado 95 mortos, mas o governo revisou o número para 84 na quinta-feira. Mais de 280 pessoas ficaram feridas nos atentados.
O Irã desempenha um papel ativo no fornecimento de ajuda militar ao Iraque e à Síria, buscando combater os militantes do Estado Islâmico nesses países. Soleimani era considerado um líder simbólico nessa luta.
O grupo terrorista Estado Islâmico, que considera o Irã como seu inimigo, já realizou repetidos atos de terrorismo no país. Este incidente marca o maior número de vítimas causado pelo grupo no Irã.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm