Tóquio, Japão – 19 de janeiro de 2024 – A Fujitsu, empresa de tecnologia japonesa, anunciou que tomará “ações apropriadas, incluindo contribuição para compensação” no escândalo que envolveu gerentes de agências da Post Office britânica sendo injustamente processados devido a falhas no software de contabilidade da empresa.
A declaração foi emitida pelo Grupo Fujitsu na quinta-feira (18), horário do Japão, em resposta ao compromisso moral anunciado por um executivo da Fujitsu perante o Parlamento do Reino Unido na terça-feira (16).
A Fujitsu expressou suas “mais profundas desculpas aos gerentes e suas famílias” afetados pelo escândalo.
A empresa afirmou ainda que colaborará com o governo do Reino Unido, tomando as medidas necessárias com base nos resultados da investigação pública, em andamento, sobre o assunto.
O governo do Reino Unido indicou que pedirá à Fujitsu que assuma parte da compensação, caso a investigação responsabilize a empresa.
Entre 1999 e 2015, mais de 700 gerentes de agências da Post Office britânica foram processados por crimes como roubo, fraude e contabilidade falsa, após o software da Fujitsu, chamado Horizon, indicar que dinheiro estava faltando em suas agências.
Em 2019, um tribunal britânico considerou o software defeituoso em um processo movido por um grupo de gerentes postais e outros.
O escândalo voltou à tona após um drama de TV britânico sobre o assunto no início deste mês.
- Casos de coqueluche batem recorde e preocupam Japão - 8 de maio de 2025 5:54 am
- Ucrânia alerta para farsa russa durante cessar-fogo - 8 de maio de 2025 5:46 am
- Índia ataca áreas controladas pelo Paquistão - 8 de maio de 2025 5:35 am