Paris, França – 18 de janeiro de 2024 – O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou, em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Eliseu, em Paris, que a França fornecerá à Ucrânia cerca de 40 mísseis de cruzeiro de longo alcance SCALP, além de centenas de bombas, nos próximos semanas. Macron também revelou que planeja visitar a Ucrânia em fevereiro, onde anunciará a conclusão de um acordo bilateral de segurança entre os dois países.
O compromisso militar e a assinatura do acordo de segurança reforçam os laços entre a França e a Ucrânia, fortalecendo o apoio internacional à segurança e estabilidade na região. A entrega dos mísseis e armamentos é parte do esforço conjunto do G7, que emitiu uma declaração conjunta em julho passado, comprometendo-se a oferecer suporte de longo prazo à Ucrânia.
O Reino Unido já havia assinado um novo acordo de segurança com a Ucrânia na última sexta-feira (12), baseando-se nos compromissos estabelecidos na declaração do G7. Macron afirmou que a França seguirá essa iniciativa, contribuindo significativamente para a segurança do país europeu.
Em sua visita oficial à Ucrânia, Macron pretende oficializar o acordo bilateral de segurança, demonstrando o comprometimento da França com a estabilidade e a defesa dos interesses ucranianos. O anúncio reforça a resposta internacional diante dos desafios enfrentados pela Ucrânia e marca um passo importante na cooperação franco-ucraniana.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am