4.3 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 7:50: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Força tarefa do Partido Liberal Democrático do Japão aprova em grande parte relatório provisório sobre reforma política

Após escândalo de fundos, LDP busca transparência e responsabilidade em reforma política.

Tóquio, Japão – 24 de janeiro de 2024 – A taskforce do Partido Liberal Democrático (LDP) do Japão, principal partido governante, aprovou em grande parte um relatório provisório sobre reforma política, em resposta a um escândalo envolvendo fundos de suas facções. A reunião da taskforce para a reforma política ocorreu nesta terça-feira (23), envolvendo todos os legisladores do partido.

O relatório destaca que o LDP reflete, sinceramente, sobre o escândalo de fundos, pede desculpas profundas e se compromete a abordar a responsabilidade e as responsabilidades políticas das partes envolvidas.

Uma das propostas centrais do relatório é a auditoria externa obrigatória dos relatórios de fundos políticos das facções para aumentar a transparência. Além disso, sugere a revisão das regras do partido para punir legisladores cujos tesoureiros-chefes foram presos ou indiciados.

Em princípio, as receitas de eventos de arrecadação de fundos para membros do Parlamento serão enviadas por transferência bancária, e os relatórios de fundos políticos serão enviados online.

A taskforce afirma que terá discussões sérias com outros partidos políticos para realizar alterações legislativas necessárias, incluindo uma revisão da Lei de Controle de Fundos Políticos.

O relatório destaca a necessidade de transformar as facções em verdadeiros grupos de políticas, eliminando sua influência em assuntos monetários e preenchimento de cargos no gabinete e outros postos.

Medidas específicas incluem a proibição de eventos de arrecadação de fundos políticos e a concessão de fundos aos legisladores duas vezes por ano para apoiar suas atividades políticas.

A taskforce enfatiza que o LDP dissolverá ou suspenderá facções se for constatado que violaram a Lei de Controle de Fundos Políticos após avaliações do partido.

A taskforce aprovou o relatório preliminar de maneira geral e solicitou que o Primeiro-ministro, Kishida Fumio, decida sobre o curso futuro de ação. O LDP pretende realizar uma reunião para decidir sobre seu relatório provisório já na quinta-feira.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img