Taipei, Taiwan, 15 de janeiro de 2024 – Ex-altos funcionários dos Estados Unidos estão programados para se reunir com líderes políticos destacados em Taiwan nesta segunda-feira, de acordo com o escritório representativo dos EUA em Taipei. Analistas afirmam que a delegação dos EUA deve incluir discussões com o presidente eleito, Lai Ching-te, que venceu a eleição presidencial no sábado (13).
O Instituto Americano em Taiwan anunciou no domingo (14), que a delegação dos EUA é composta pelo ex-Conselheiro de Segurança Nacional, Stephen Hadley, e pelo ex-Secretário de Estado Adjunto, James Steinberg.
A declaração menciona que eles irão “transmitir os parabéns do povo americano a Taiwan por suas eleições bem-sucedidas… e nosso interesse duradouro na paz e estabilidade através do Estreito”.
As conversas têm como objetivo, segundo analistas, reafirmar a cooperação bilateral para manter o status quo no Estreito de Taiwan, em meio à crescente pressão militar da China sobre Taiwan.
Entretanto, o instituto destaca que o governo dos EUA solicitou que os ex-oficiais viajem “em caráter privado para Taiwan”, como tem sido feito anteriormente após uma eleição presidencial.
Analistas sugerem que essa abordagem visa acomodar a posição da China, que se opõe a visitas formais entre os EUA e Taiwan.
- JEBRA promove integração de brasileiros no Japão por meio do esporte - 5 de fevereiro de 2025 8:53 am
- Nevascas intensas atingem costa do Mar do Japão - 5 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aquecimento global pode aumentar nevascas em Hokkaido - 5 de fevereiro de 2025 8:24 am