Washington, DC – Londres, Reino Unido – 12 de janeiro de 2024 – Forças dos Estados Unidos e do Reino Unido lançaram ataques contra alvos associados ao grupo terrorista Houthi, que se opõe ao governo do Iêmen. O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou em um comunicado na quinta-feira (11), que os ataques conjuntos foram bem-sucedidos e ocorreram em resposta direta aos ataques dos Houthis contra navios marítimos internacionais no Mar Vermelho, incluindo o uso de mísseis balísticos anti-navio.
Um oficial sênior da administração Biden afirmou: “Essa ação tem como objetivo específico interromper e degradar as capacidades dos Houthis de ameaçar o comércio global e a liberdade de navegação em uma das vias navegáveis mais críticas do mundo”. O oficial também mencionou que os ataques visaram as capacidades de mísseis, radares e veículos aéreos não tripulados.
A emissora norte-americana CNN relatou que caças e mísseis de cruzeiro Tomahawk lançados por submarinos foram utilizados nos ataques.
Os Houthis têm atacado repetidamente embarcações comerciais no Mar Vermelho, alegando apoiar a luta do grupo terrorista Hamas contra as forças israelenses na Faixa de Gaza.
O Comando Central dos EUA afirmou que o grupo Houthi lançou 27 ataques desde 19 de novembro do ano passado, incluindo um ataque com míssil balístico na quinta-feira (11).
A operação conjunta desta quinta-feira marcou a primeira vez que as forças dos EUA atingiram alvos utilizados pelo grupo Houthi desde o início de seus ataques a navios internacionais.
Na semana passada, os EUA e outros 12 países, incluindo Japão e Reino Unido, alertaram os Houthis, afirmando que eles seriam responsáveis pelas consequências se continuassem os ataques contra navios internacionais.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou na quarta-feira uma resolução que condena os ataques dos Houthis e exige que eles cessem imediatamente suas ações hostis.
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm
- EUA iniciam contagem de votos na eleição presidencial - 6 de novembro de 2024 8:15 am