Tallinn, Riga, Vilnius – 21 de janeiro de 2024 – Os Estados Bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, anunciaram na sexta-feira (19), um plano conjunto para a construção de instalações de defesa ao longo de suas fronteiras com Rússia e Belarus. A iniciativa surge em um momento em que a Rússia continua envolvida em uma invasão militar na Ucrânia.
Os ministros da Defesa dos três países afirmaram que o projeto conjunto levará vários anos para ser concluído. Segundo relatos da mídia estoniana, bunkers à prova de bombardeios serão instalados em cerca de 600 locais ao longo da fronteira da Estônia com a Rússia.
O ministro da Defesa estoniano, Hanno Pevkur, emitiu uma declaração, afirmando: “A guerra da Rússia na Ucrânia mostrou que, além de equipamentos, munições e pessoal, também precisamos de estruturas defensivas físicas na fronteira”.
Os três países reiteraram o compromisso de fornecer assistência militar à Ucrânia durante a visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, no início deste mês.
Enquanto isso, no sábado (20), Vyacheslav Volodin, presidente da Duma Estatal russa, anunciou que apresentará um projeto de lei na segunda-feira (22). O projeto visa capacitar o governo a confiscar os bens de pessoas ou entidades que espalham informações falsas sobre as atividades das forças russas ou incitam atividades prejudiciais à segurança nacional.
Volodin insistiu que pessoas e entidades que tentam destruir ou trair a Rússia devem ser punidas e compensar a nação pelos danos causados, perdendo seus ativos.
Com as próximas eleições presidenciais marcadas para março, a administração Putin está intensificando o controle sobre a informação no país, buscando consolidar sua posição antes do processo eleitoral.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am