Noto, Japão, 30 de janeiro de 2024 – O terremoto massivo que atingiu a Península de Noto, no Japão central, no Dia de Ano Novo, deixou 238 pessoas mortas e outras 19 ainda desaparecidas. Os esforços de recuperação continuam nas áreas afetadas.
Autoridades relatam que as últimas quedas de energia causadas pelo desastre devem ser resolvidas até esta quarta-feira (31).
Quase 40.000 residências ficaram sem energia em um ponto da Província de Ishikawa. Equipes na cidade de Wajima dizem estar trabalhando para restabelecer a rede elétrica.
A falta generalizada de água está dificultando a lavagem de roupas. Um grupo de voluntários na cidade de Nanao está colaborando. Eles começaram a coletar e lavar roupas em uma escola primária que abriga evacuados.
As indústrias tradicionais de Noto também foram duramente atingidas pelo desastre. Shinohara Takashi cria cerâmica tradicional, conhecida como Suzu wares. Sua oficina foi danificada em um terremoto em maio passado e estava prestes a retomar a produção quando o terremoto do Dia de Ano Novo ocorreu.
Shinohara diz que o desastre não o deterá. Ele prometeu manter o fogo no forno queimando.
Os moradores também estão celebrando uma peça de arte que sobreviveu ao terremoto… um globo, que é uma peça de Wajima-nuri, ou um tipo de laca tradicional.
A arte representa a Terra flutuando no espaço à noite. É amplamente considerado uma das obras-primas de Wajima-nuri… e levou cinco anos para ser feito. Milagrosamente, sobreviveu – apesar dos danos generalizados na área ao redor.
Komori Kunihiro, chefe do Museu de Arte de Urushi de Wajima, disse que espera que a obra possa se tornar um símbolo da reconstrução da área.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am