Tóquio, Japão – 07 de janeiro de 2024 – A capital japonesa, Tóquio, está abalada com a prisão do deputado da Câmara Baixa, Ikeda Yoshitaka, sob a acusação de violar a Lei de Controle de Fundos Políticos. Promotores alegam que Ikeda conspirou com seu secretário político para falsificar relatórios de fundos políticos.
Ikeda, membro da maior facção do Partido Liberal Democrático (LDP), liderada anteriormente pelo falecido Primeiro-Ministro Abe Shinzo, é alvo de uma investigação sobre supostas omissões nos relatórios de fundos políticos da facção. Essas omissões envolveriam pagamentos indevidos feitos aos escritórios de membros que excederam suas cotas na venda de ingressos para eventos de arrecadação de fundos.
A equipe especial de investigação realizou buscas nos escritórios de Ikeda em 27 de dezembro. Fontes informadas afirmam que o escritório de Ikeda teria recebido cerca de 48 milhões de ienes (mais de 331 mil dólares) em pagamentos indevidos da facção durante o período de cinco anos que antecede 2022.
Os investigadores suspeitam que Ikeda, em colaboração com seu secretário político responsável pela contabilidade, teria falsificado os relatórios de fundos políticos da organização.
Eleito quatro vezes para a Câmara Baixa, Ikeda ocupou o cargo de ministro de estado da educação de outubro de 2021 a agosto de 2022.
O montante total de fundos que a facção de Abe teria usado como fundos não declarados é suspeito de ter atingido cerca de 600 milhões de ienes ao longo de cinco anos até 2022, incluindo receitas de eventos que os parlamentares não repassaram às suas facções.
O escândalo tem potencial para abalar a confiança do público na integridade da classe política japonesa, ressaltando a importância da transparência e responsabilidade na gestão de fundos políticos. A situação continua a evoluir à medida que mais detalhes emergem durante as investigações.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am