Tóquio, Japão – 25 de janeiro de 2024 – Com a China mantendo a suspensão nas importações de produtos pesqueiros japoneses, empresas do Japão estão explorando o Vietnã como uma possível alternativa para o processamento de frutos do mar, em especial vieiras, e outros produtos. Diante da urgência em encontrar uma base de processamento que substitua a China, representantes de 12 empresas de processamento e comércio de frutos do mar de Hokkaido, Miyagi e outras prefeituras participaram de uma reunião de negócios na capital, Hanói, nesta segunda-feira (22).
Durante o evento, os participantes visitaram uma instalação local de processamento. O fabricante vietnamita apresentou sua infraestrutura e capacidades aos delegados japoneses. Até o ano passado, as vieiras eram descascadas na China antes de serem exportadas para países consumidores finais, principalmente os Estados Unidos. Com a suspensão das importações de frutos do mar japoneses pela China desde agosto do ano passado, tornou-se uma tarefa urgente para as empresas japonesas encontrar uma base de processamento que substitua a China.
Hasegawa Hiroyuki, presidente de uma empresa de processamento de frutos do mar em Hokkaido e um dos delegados japoneses, expressou o desejo de escolher parceiros que atendam a várias condições, como localização em países consumidores ou capacidade adequada para processar e exportar produtos para terceiros países.
A Japan External Trade Organization, conhecida como JETRO e organizadora do evento, destacou a necessidade de as empresas japonesas diversificarem suas cadeias de suprimentos, uma vez que os riscos são inevitáveis se os parceiros comerciais estiverem concentrados em um único país. A exploração de parcerias no Vietnã pode ser uma estratégia crucial para mitigar esses riscos e fortalecer a resiliência das empresas japonesas no mercado de frutos do mar.
- Líder da oposição sul-coreana recebe pena suspensa por fraude eleitoral - 16 de novembro de 2024 6:32 am
- Ministério da Defesa do Japão compra drone SeaGuardian - 16 de novembro de 2024 6:20 am
- ONU alerta para fome iminente em Rakhine, Mianmar - 16 de novembro de 2024 6:16 am