1.4 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 6:56: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Divisões na LDP do Japão: debate intenso sobre a necessidade de facções partidárias

Escândalo de fundos políticos agita o Partido Liberal Democrático do Japão, gerando discordâncias sobre a importância das facções internas.

Tóquio, Japão – 17 de janeiro de 2024 – A principal legenda política do Japão, o Partido Liberal Democrático (LDP), encontra-se em meio a um debate acalorado sobre a necessidade de facções partidárias, após um escândalo envolvendo fundos políticos que abalou a integridade do partido. A questão foi discutida em uma reunião do grupo de trabalho de reforma política da LDP nesta terça-feira (16), contando com a presença de cerca de 150 membros.

O Primeiro-Ministro Kishida Fumio reconheceu a forte crítica e desconfiança do público em relação à LDP devido ao escândalo e instou os membros a lidarem com a questão com um forte senso de crise e união.

O escândalo em questão envolve algumas facções da LDP, incluindo a maior, liderada pelo falecido ex-Primeiro-Ministro Abe Shinzo, que devolveu dinheiro excedente arrecadado pela venda de ingressos para eventos partidários aos escritórios dos parlamentares membros. A falta de divulgação desses valores nos relatórios de fundos políticos resultou em investigações por parte dos promotores de Tóquio e em prisões de um legislador da LDP e seu secretário.

Durante a reunião, alguns membros argumentaram que as facções deveriam ser dissolvidas, considerando a desconfiança pública. Outros afirmaram que as facções são necessárias para treinar jovens legisladores e compartilhar informações.

Para evitar a repetição do escândalo, alguns membros defenderam punições mais severas para aqueles que violam as leis de fundos políticos. Propuseram um sistema para responsabilizar politicos se seus escritórios apresentarem relatórios falsos de fundos políticos.

Houve também apelos por maior transparência, já que alguns membros da facção de Abe afirmaram que ela deveria ser dissolvida. O grupo de trabalho pretende ouvir especialistas externos em direito e contabilidade nesta quarta-feira, planejando realizar outra reunião para elaborar um relatório interim para todos os membros da LDP.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img