Ishikawa, Japão – 02 de Janeiro de 2024 – Pelo menos quatro pessoas foram relatadas mortas na Prefeitura de Ishikawa, no Mar do Japão, após um terremoto de magnitude 7.6 atingir a região na tarde de segunda-feira (1).
A Agência Meteorológica do Japão rebaixou todos os alertas de tsunami na região do Mar do Japão para avisos, mas insta os residentes a permanecerem alerta para possíveis réplicas e tsunamis.
Diversas cidades em Ishikawa observaram tsunamis. Wajima registrou um com mais de 120 centímetros, enquanto Kanazawa reportou um de 90 centímetros.
Oficiais da prefeitura de Ishikawa relatam quatro mortes até as 1:30 da manhã desta terça-feira (2). A polícia na região confirmou a morte de um idoso após ser retirado de uma casa desabada.
Oficiais da cidade de Wajima afirmam que um incêndio se iniciou no centro da cidade, danificando mais de 50 lojas e residências.
O departamento de bombeiros recebeu mais de 50 relatos de casas desabadas e está respondendo a chamadas de pessoas presas em edifícios danificados.
Autoridades e hospitais informaram à NHK que dezenas de pessoas ficaram feridas em quatro prefeituras na área, incluindo Niigata e Toyama.
A Agência Meteorológica relata que após o terremoto de magnitude 7.6, foram observados cerca de 100 abalos na região.
A empresa de energia Hokuriku Electric Power desligou dois geradores em sua usina termal Nanao Ota, na cidade de Nanao, Ishikawa.
Autoridades afirmam que dezenas de milhares de residências em Ishikawa, Niigata e Toyama estão sem energia.
Os serviços do trem-bala Shinkansen também foram afetados, com as linhas Akita, Hokuriku e Joetsu parcialmente suspensas na segunda-feira.
A Autoridade de Regulação Nuclear relata uma explosão e odor de queimado na usina nuclear de Shika, Ishikawa. A operadora perdeu energia de um transformador, mas os dois reatores nucleares podem funcionar adequadamente com sistemas de backup.
Principais operadoras de telefonia móvel do Japão relatam interrupções de serviço nas prefeituras atingidas pelos terremotos.
A operadora de linha fixa NTT West também afirma que seus serviços de internet e telefone IP podem não estar disponíveis em algumas áreas de Ishikawa, com preocupações sobre a possível indisponibilidade dos serviços de telefone de emergência.
Há risco de tsunami em países vizinhos. As autoridades meteorológicas na Coreia do Sul relatam observar tsunamis, instando a evacuação nas áreas costeiras. Enquanto isso, autoridades na Rússia e Coreia do Norte pedem aos residentes que permaneçam em alerta.
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am
- Musk e Ramaswamy planejam cortes drásticos no governo dos EUA - 22 de novembro de 2024 11:22 am