Washington, EUA, 29 de janeiro de 2024 – A Emergent BioSolutions anunciou a assinatura de um contrato de fornecimento com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos no valor máximo de até $235.8 milhões para sua vacina contra o antrax, BioThrax.
A vacina tem como objetivo ser utilizada por todas as ramificações militares dos Estados Unidos como profilaxia pré-exposição (PrEP) para a doença do antrax.
O contrato de aquisição consiste em um acordo base de cinco anos, com término em 30 de setembro de 2028, com opção de extensão por mais cinco anos até 30 de setembro de 2033.
Antes do final do período base de cinco anos, o Departamento de Defesa deve emitir uma ordem de compra mínima garantida no valor de $20.1 milhões do produto vacinal. Para os anos seguintes, o tamanho do pedido anual deve ser de pelo menos $20 milhões, com um valor total de até $235.8 milhões.
O BioThrax, principal produto de biodefesa da Emergent, é a única vacina aprovada pela FDA para profilaxia pré-exposição e pós-exposição da doença do antrax.
No último ano, as ações da Emergent despencaram 84.4%, em comparação com a queda de 12.9% da indústria. O antrax é uma doença infecciosa causada pelo Bacillus anthracis, que ocorre naturalmente no solo. De acordo com os CDC, a doença afeta comumente animais domésticos e selvagens, e as pessoas podem contraí-la se entrarem em contato com animais infectados ou produtos de origem animal contaminados.
Além do BioThrax, a Emergent também comercializa o Cyfendus, uma vacina contra o antrax em duas doses para uso de profilaxia pós-exposição em adultos com 18 anos ou mais.
A empresa obtém uma parte substancial de suas receitas com as vendas de suas vacinas contra o antrax e varíola para o governo dos Estados Unidos, que as adquire para o estoque estratégico nacional (“strategic national stockpile – SNS”). A empresa também fornece essas vacinas para organizações não governamentais domésticas e internacionais e governos fora dos Estados Unidos.
Recentemente, a Emergent lançou comercialmente uma versão de venda livre do spray nasal Narcan para o tratamento de emergência de overdose de opioides. A aprovação da versão de venda livre, concedida pela FDA em março, torna o Narcan o primeiro e, atualmente, o único spray nasal de naloxona NCI disponível para overdose de opioides no mercado dos Estados Unidos sem receita médica. O lançamento, provavelmente, ajudará a empresa a reduzir sua dependência de uma única fonte de receita.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm