3.2 C
Kóka
sábado, 16 novembro, 2024 7:32: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte é atualmente o maior fornecedor de armas para a Rússia diz Ucrânia

Chefe de inteligência militar ucraniano destaca que a Coreia do Norte transferiu uma quantidade significativa de munições de artilharia para a Rússia, impactando o cenário no conflito em curso.

Kiev, Ucrânia – 25 de janeiro de 2024 – Kyrylo Budanov, chefe de inteligência militar da Ucrânia, revelou em entrevista ao Financial Times no domingo (21), que a Coreia do Norte é atualmente o maior fornecedor de armas para a Rússia. Segundo Budanov, a Coreia do Norte transferiu uma quantidade significativa de munições de artilharia, auxiliando a Rússia que, de acordo com ele, está utilizando mais armas e munições na Ucrânia do que consegue produzir internamente.

Budanov destacou que a transferência de armas pela Coreia do Norte permitiu à Rússia respirar um pouco mais aliviada, afirmando que, sem a ajuda norte-coreana, a situação teria sido catastrófica para a Rússia.

Enquanto os ataques russos continuam na Ucrânia, relatos indicam uma pessoa foi morta na segunda-feira (22), em Kramatorsk, uma cidade na região leste de Donetsk. Um incêndio foi registrado em uma instalação de distribuição de energia na região leste de Kharkiv, resultando em cortes de energia em áreas circunvizinhas.

Em uma área controlada pela Rússia na região de Donetsk no domingo, 27 pessoas foram mortas em um ataque que a Rússia afirmou ser ucraniano, porém indícios mostram que os foguetes eram de origem russa. A mídia ucraniana relatou que um incêndio que eclodiu em uma instalação de uma empresa de gás no noroeste da Rússia foi resultado de um ataque realizado pela agência de segurança da Ucrânia.

Em resposta ao ataque em Donetsk, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou na segunda-feira que a Rússia continuará sua operação militar especial para proteger pessoas e infraestrutura russas.

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, visitou a capital da Ucrânia pela primeira vez desde que assumiu o cargo em dezembro. A Polônia tem sido uma grande apoiadora do país vizinho. Durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, Tusk afirmou que a Polônia fará tudo o que estiver ao seu alcance para aumentar as chances de vitória da Ucrânia na guerra, e ambos os líderes concordaram em planos para aumentar conjuntamente a produção de armas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img