Seul, Coreia do Sul, 29 de janeiro de 2024 – O exército sul-coreano informou que a Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro das águas ao largo de sua costa leste no domingo de manhã.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que o lançamento foi feito nas águas ao largo de Sinpho, no leste da Coreia do Norte, por volta das 8h.
O mais recente lançamento de mísseis de cruzeiro segue um ocorrido na quarta-feira passada. No dia seguinte, Pyongyang afirmou ter realizado um teste de lançamento de um novo tipo de míssil de cruzeiro estratégico.
A Coreia do Norte tem realizado repetidos testes de lançamento de mísseis de cruzeiro desde o ano passado. Eles são projetados para transportar uma ogiva nuclear tática e dizem ser capazes de voar em altitudes baixas por longos períodos.
Em março do ano passado, o Norte disse que testou mísseis de cruzeiro a partir de um submarino.
Pyongyang afirma em seu plano de defesa quinquenal, anunciado em 2021, que desenvolverá mísseis de cruzeiro de médio e longo alcance.
Observadores dizem que as armas são destinadas a serem usadas em caso de contingências na Península Coreana, com possíveis alvos sendo bases militares sul-coreanas e dos EUA, incluindo instalações americanas localizadas no Japão.
Um comentário no domingo, da Agência de Notícias Central Coreana, estatal da Coreia do Norte, condenou os exercícios militares realizados pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul até agora neste ano.
Ele alertou ambos os países de que, se o pavio da guerra for aceso, eles se tornarão alvos de conquista.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm