Pequim, China – 19 de janeiro de 2024 – O valor do comércio entre China e Coreia do Norte em 2023 mais que dobrou em comparação ao ano anterior, atingindo mais de 2,295 bilhões de dólares, de acordo com estatísticas divulgadas pelas autoridades aduaneiras chinesas nesta quinta-feira (18).
Essa cifra representa uma recuperação para 80% do nível registrado em 2019, antes do início da pandemia de coronavírus.
Serviços de transporte ferroviário entre os dois países aumentaram na primavera do ano passado, após dois anos de suspensão, e o transporte por caminhões foi parcialmente retomado. Esses desenvolvimentos podem ter contribuído para o aumento do comércio bilateral.
Este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre as duas nações.
A Coreia do Norte expressou sua intenção de fortalecer os laços econômicos com a China.
O presidente chinês Xi Jinping e o ditador norte-coreano Kim Jong Un designaram 2024 como o “Ano da Amizade” em mensagens de Ano Novo que trocaram.
Uma organização chinesa envolvida no comércio e investimento com a Coreia do Norte visitou o país nesta semana.
Enquanto isso, a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, visitou a Rússia no início desta semana, evidenciando a contínua intensificação da cooperação militar entre Pyongyang e Moscou.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am