Ucrânia, 30 de janeiro de 2024 – Oleksiy Neizhpapa, Comandante da Marinha Ucraniana, afirma que a capacidade de usar armas de longo alcance do Ocidente contra alvos militares dentro da Rússia ajudaria a Ucrânia a vencer a guerra.
As declarações foram feitas em uma entrevista à Sky News, do Reino Unido.
Questionado sobre os ataques usando mísseis de longo alcance fornecidos por nações ocidentais, Neizhpapa respondeu que quanto mais cedo as forças ucranianas tiverem as capacidades de batalha necessárias e os meios para destruir a infraestrutura do inimigo, mais rápido vencerão.
Os Estados Unidos forneceram à Ucrânia mísseis de superfície a superfície de longo alcance conhecidos como ATACMS. Mas relatos da mídia dos EUA afirmam que os EUA reduziram pela metade seu alcance máximo antes do envio.
As nações ocidentais estão, aparentemente, tentando não provocar Moscou sobre o assunto.
Enquanto isso, a agência de notícias estatal russa TASS citou autoridades russas dizendo que houve 220 ataques, incluindo incêndios criminosos, contra instalações como escritórios de registro militar desde o início da operação militar há quase dois anos.
O Ministério da Defesa britânico atribui os incidentes ao clamor público sobre a mobilização adicional de tropas por parte de Moscou para serem enviadas para lutar na Ucrânia.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm