Shika, Ishikawa Prefecture, Japão – 08 de janeiro de 2024 – As áreas do centro do Japão atingidas por um terremoto de magnitude 7.6 na última segunda-feira (1), estão agora enfrentando uma nova ameaça climática, com previsões de chuva que devem se transformar em neve nas próximas horas.
O tremor atingiu o nível máximo de 7 na escala de intensidade japonesa na cidade de Shika, na Prefeitura de Ishikawa. Atividades sísmicas registraram intensidade superior a 6 nas cidades de Nanao, Wajima e Suzu, além da cidade de Anamizu.
A Agência Meteorológica do Japão alerta que uma massa de ar frio, mais intensa para esta época do ano, está se deslocando sobre a região de Hokuriku e a vizinha Prefeitura de Niigata.
A previsão indica que a chuva, provavelmente, se transformará em neve no início da noite, intensificando-se até a manhã de segunda-feira (8), principalmente nas planícies.
É esperado um acumulado de até 60 centímetros de neve em áreas montanhosas e 25 centímetros nas planícies da Prefeitura de Ishikawa, além de 90 centímetros nas áreas montanhosas e 30 centímetros nas planícies da Prefeitura de Niigata nas próximas 24 horas.
A Prefeitura de Toyama também está sob alerta, com previsão de 70 centímetros de neve em áreas montanhosas e 40 centímetros nas planícies. Já em Fukui, são esperados 60 centímetros nas áreas montanhosas e 10 centímetros nas planícies.
As autoridades meteorológicas destacam a necessidade de precaução, especialmente nas áreas onde o solo ficou solto devido ao terremoto, podendo resultar em deslizamentos de terra com as fortes chuvas.
Além disso, alertam que a neve pode prejudicar a visibilidade, tornando difícil identificar condições irregulares nas estradas, como desmoronamentos ou rachaduras.
Os oficiais também advertem que a neve intensa pode causar mais interrupções no tráfego, danos às instalações agrícolas e ocorrência de estradas escorregadias. A população local é orientada a estar atenta às atualizações meteorológicas e seguir as recomendações de segurança.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm