23.2 C
Kóka
domingo, 2024/09/08  12:13
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Chuva deverá se transformar em neve nas regiões afetadas pelo terremoto no Japão

Autoridades meteorológicas japonesas advertem sobre possíveis nevascas nas regiões recentemente afetadas por terremoto.

Shika, Ishikawa Prefecture, Japão – 08 de janeiro de 2024 – As áreas do centro do Japão atingidas por um terremoto de magnitude 7.6 na última segunda-feira (1), estão agora enfrentando uma nova ameaça climática, com previsões de chuva que devem se transformar em neve nas próximas horas.

O tremor atingiu o nível máximo de 7 na escala de intensidade japonesa na cidade de Shika, na Prefeitura de Ishikawa. Atividades sísmicas registraram intensidade superior a 6 nas cidades de Nanao, Wajima e Suzu, além da cidade de Anamizu.

A Agência Meteorológica do Japão alerta que uma massa de ar frio, mais intensa para esta época do ano, está se deslocando sobre a região de Hokuriku e a vizinha Prefeitura de Niigata.

A previsão indica que a chuva, provavelmente, se transformará em neve no início da noite, intensificando-se até a manhã de segunda-feira (8), principalmente nas planícies.

É esperado um acumulado de até 60 centímetros de neve em áreas montanhosas e 25 centímetros nas planícies da Prefeitura de Ishikawa, além de 90 centímetros nas áreas montanhosas e 30 centímetros nas planícies da Prefeitura de Niigata nas próximas 24 horas.

A Prefeitura de Toyama também está sob alerta, com previsão de 70 centímetros de neve em áreas montanhosas e 40 centímetros nas planícies. Já em Fukui, são esperados 60 centímetros nas áreas montanhosas e 10 centímetros nas planícies.

As autoridades meteorológicas destacam a necessidade de precaução, especialmente nas áreas onde o solo ficou solto devido ao terremoto, podendo resultar em deslizamentos de terra com as fortes chuvas.

Além disso, alertam que a neve pode prejudicar a visibilidade, tornando difícil identificar condições irregulares nas estradas, como desmoronamentos ou rachaduras.

Os oficiais também advertem que a neve intensa pode causar mais interrupções no tráfego, danos às instalações agrícolas e ocorrência de estradas escorregadias. A população local é orientada a estar atenta às atualizações meteorológicas e seguir as recomendações de segurança.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)