Pequim, China – 09 de Janeiro de 2024 – O Ministério da Segurança do Estado Chinês anunciou na segunda-feira (8), a descoberta de atividades de espionagem conduzidas por um alto funcionário de uma consultoria estrangeira em colaboração com o serviço de inteligência britânico MI6.
De acordo com o ministério, o consultor estrangeiro teria recebido treinamento do MI6, coletado segredos e outras informações de inteligência na China e enviado esses dados para o lado britânico. A divulgação não mencionou o gênero ou nacionalidade do consultor, o nome da agência de consultoria envolvida ou quais segredos foram supostamente roubados.
Na semana passada, o ministério divulgou um vídeo que supostamente mostrava atividades de espionagem por uma pessoa se passando por um funcionário de uma consultoria estrangeira. O vídeo alertava para a possibilidade de espiões estrangeiros se aproximarem das pessoas em sua vida cotidiana, instando o público a relatar atividades suspeitas às autoridades.
O presidente chinês, Xi Jinping, tem dado alta prioridade à segurança nacional, e essa revelação intensifica a atenção sobre a vigilância no país. Em maio do ano passado, autoridades de segurança chinesas investigaram uma empresa de consultoria com sede nos Estados Unidos e na China, indicando uma preocupação contínua com atividades potencialmente prejudiciais à segurança do país.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am