Washington, EUA – 27 de janeiro de 2024 – Segundo informações divulgadas pelo Washington Post, o Diretor da CIA, William Burns, está planejando uma visita à Europa com o objetivo de ajudar a intermediar um acordo entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que envolve a libertação de todos os reféns israelenses.
De acordo com autoridades do governo dos EUA citadas pelo jornal na quinta-feira (25), Burns tem previsão de viajar nos próximos dias para a Europa, onde se encontrará com os chefes de inteligência de Israel e do Egito, além do Primeiro Ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani. O chefe egípcio está medindo as negociações de cessar-fogo entre Israel e Hamas.
Sobre as reuniões planejadas, outro oficial dos EUA teria informado ao jornal que “houve trocas suficientes de ideias e propostas que estamos nos aproximando da fase séria das negociações”. Um oficial sênior da Casa Branca disse na quarta-feira que o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Brett McGurk, visitou o Egito e o Catar.
O governo dos EUA tem como objetivo intensificar os esforços para a libertação dos reféns, enviando Burns para auxiliar nas negociações.
Segundo informações do exército de Israel, o Hamas ainda mantém mais de 130 reféns.
Na quinta-feira, o exército informou que suas tropas treinadas em combate urbano estão enfrentando com ferocidade os terroristas do Hamas que se escondem em prédios e túneis.
O grupo terrorista Hamas relatou na quinta-feira que 200 pessoas foram mortas nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortos para 25.900.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am