Taipei, Taiwan – 12 de janeiro de 2024 – Às vésperas das eleições presidenciais em Taiwan, os candidatos estão preparados para realizar seus apelos finais aos eleitores nesta sexta-feira (12), um dia antes do tão aguardado pleito. Em uma corrida eleitoral quadrienal, as principais questões incluem os laços com a China.
Lai Ching-te, representando o Partido Democrático Progressista (PDP), Hou Yu-ih como candidato do maior partido de oposição, Kuomintang, e Ko Wen-je, concorrendo pelo segundo maior partido de oposição, o Partido do Povo de Taiwan (TPP), estão na disputa.
Lai, do PDP, acusado pela China de ser um defensor da independência, é considerado o líder entre os concorrentes. No entanto, analistas preveem que seu partido possa ver uma redução em sua representação na eleição legislativa que também ocorrerá no sábado.
O candidato do Kuomintang, Hou, busca conquistar a primeira presidência para seu partido em oito anos. Ele alerta para a iminência da guerra devido às políticas do PDP, destacando sua abordagem de reforçar as capacidades de defesa e ampliar o diálogo com Pequim para reduzir o risco de conflitos.
Enquanto isso, Ko, do TPP, promete aumentar os gastos com defesa para 3% do produto interno bruto, ao mesmo tempo em que promove intercâmbios culturais e econômicos com a China.
Os votos críticos ao PDP acreditam-se que estejam divididos entre os dois partidos de oposição. Hou insta os apoiadores de Ko e outros a votarem nele para realizar uma mudança de governo. Ko, por sua vez, pede aos eleitores que derrubem tanto o PDP quanto o Kuomintang.
Na sexta-feira, Lai e Hou têm programado discursos em comícios na Cidade de Nova Taipei, que possui o maior número de eleitores elegíveis entre as seis municipalidades especiais. Ko participará de um comício em frente ao prédio do escritório presidencial em Taipei.
- 7-Eleven testa robôs de entrega autônoma em Tóquio - 6 de novembro de 2024 5:30 pm
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm