Taiwan – 6 de janeiro de 2024 – Faltando uma semana para a eleição presidencial em Taiwan, os três candidatos estão intensificando suas campanhas na busca pelos votos dos eleitores. Marcada para o próximo dia 13 de janeiro, a eleição conta com Lai Ching-te, do partido no poder, Partido Democrático Progressista; Hou Yu-ih, do maior partido de oposição, Kuomintang; e Ko Wen-je, do segundo maior partido de oposição, Partido Popular de Taiwan.
Todos os três candidatos têm previstos comícios em grandes cidades neste sábado (6) e domingo (7), visando mobilizar eleitores e consolidar suas posições.
Um dos principais pontos de debate nas eleições é a relação de Taiwan com a China. Lai Ching-te, considerado o favorito, afirmou: “Na realidade, Taiwan já é um país soberano e independente”. Além disso, criticou seus concorrentes por apoiarem a posição de Pequim de que Taiwan faz parte do território chinês.
Hou Yu-ih e Ko Wen-je buscam fortalecer os laços com Pequim e criticam Lai por se descrever como um “trabalhador pragmático pela independência de Taiwan”.
Hou tenta angariar votos enfatizando a necessidade de apoiar um único candidato da oposição, enquanto Ko procura desencorajar votos em Hou, alegando que seu rival é apoiado pela China. A dinâmica eleitoral promete um cenário competitivo e uma disputa acirrada até o dia da votação.
- Ministério intensifica fiscalização no setor de logística no Japão - 7 de novembro de 2024 2:28 pm
- Exposição de cortinas nupciais no Japão apoia região afetada por terremotos - 7 de novembro de 2024 1:31 pm
- Governo Lula deixa vacinas vencerem e incinera 10,9 milhões de doses em 2024 - 7 de novembro de 2024 12:19 pm