Tóquio, Japão – 02 de Janeiro de 2024 – A Agência da Casa Imperial do Japão tomou a decisão inédita de cancelar as visitas do público geral ao Palácio Imperial para a tradicional Saudação de Ano Novo pela Família Imperial. A medida foi adotada em decorrência do forte terremoto que atingiu o centro do Japão na última segunda-feira (1).
O imperador e a imperatriz, o imperador emérito e a imperatriz emérita, o príncipe herdeiro e a princesa Akishino, além de outros membros da Família Imperial, estavam programados para cumprimentar o público do alto de uma varanda do palácio, em cinco ocasiões ao longo desta terça-feira (2).
A Agência da Casa Imperial relata que esta é a primeira vez que a saudação ao público no palácio é cancelada devido a um desastre natural.
Em meio à situação desafiadora, o imperador Naruhito e a imperatriz Masako expressaram o desejo de que as operações de resgate e os esforços de combate a incêndios nas áreas afetadas avancem o mais rápido possível, especialmente considerando as condições climáticas severas.
O cancelamento desta tradição ressalta a seriedade do impacto do terremoto na região central do Japão e demonstra a prioridade dada às operações de socorro em curso. A Família Imperial, em seu gesto, espera que a nação possa superar esses desafios e se recuperar diante da adversidade.