Washington, DC, EUA, 30 de janeiro de 2024 – O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu retaliar após um ataque às forças americanas na Jordânia. Em resposta a um ataque de drone no domingo, que matou três membros do serviço militar e feriu mais de 40, Biden culpou “grupos militantes radicais apoiados pelo Irã”.
Forças americanas em todo o Oriente Médio têm sido alvos durante o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Os militares em um posto chamado Torre 22, no nordeste da Jordânia, perto da fronteira com a Síria, foram atingidos por um drone. Biden disse em um comunicado que os americanos “responsabilizarão todos os envolvidos”.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse na segunda-feira que os americanos não querem “outra guerra”. “Não buscamos escalada”, disse ele. “Mas faremos absolutamente o que for necessário para nos proteger”.
Autoridades iranianas afirmaram que as acusações de que estão por trás do ataque são “infundadas”. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nasser Kanaani, disse que grupos de resistência não obedecem a Teerã. “Não buscamos tensões, dentro ou fora da região, mesmo com a América”, afirmou.
- Primeiro-ministro do Japão encontra Biden, Yoon e Xi - 16 de novembro de 2024 12:02 pm
- Ministro japonês visita Ucrânia e reafirma apoio contínuo - 16 de novembro de 2024 11:52 am
- Líderes da APEC discutem comércio e crescimento sustentável - 16 de novembro de 2024 11:45 am