-0 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 6:08: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Autoridades dos EUA investigam robocall com voz falsa do Presidente Biden

Chamadas automáticas falsificam a voz do Presidente Joe Biden, pedindo que eleitores não votem nas primárias estaduais de terça-feira (30).

New Hampshire, EUA – 25 de janeiro de 2024 – Autoridades no estado norte-americano de New Hampshire estão investigando uma chamada automática (robocall) que falsificou a voz do Presidente Joe Biden, instando as pessoas a não votarem nas primárias estaduais que ocorreriam na terça-feira.

A Procuradoria-Geral de New Hampshire informou que alguns residentes relataram ter recebido as chamadas no domingo (21). As ligações foram disfarçadas como sendo de um grupo político que apoia Biden, apresentando uma mensagem gravada que dizia, em uma voz que se assemelhava à de Biden: “Seu voto faz diferença em novembro, não nesta terça-feira”.

Análises iniciais indicam que a voz foi aparentemente gerada por inteligência artificial (IA). A Procuradoria-Geral está investigando o incidente como uma possível tentativa de interferência nas eleições.

A Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse a repórteres na segunda-feira que a ligação era “falsa e não gravada pelo Presidente”. Ela instou os eleitores a serem cautelosos, enfatizando que “imagens falsas e desinformação podem ser agravadas por tecnologias emergentes”.

A situação levanta preocupações sobre a segurança do processo eleitoral e destaca os desafios enfrentados pelas autoridades para lidar com a disseminação de informações falsas, especialmente quando envolvem tecnologias avançadas como a geração de voz por IA. A investigação continua enquanto as autoridades buscam identificar os responsáveis por essa possível tentativa de manipulação eleitoral.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img