Tóquio, Japão – 25 de janeiro de 2024 – As autoridades japonesas de segurança de transporte estão analisando os dados de voo e gravadores de voz recuperados dos dois aviões envolvidos na colisão que ocorreu no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no dia 2 de janeiro. O acidente fatal envolveu uma aeronave da Guarda Costeira do Japão na pista e um avião de passageiros da Japan Airlines que acabara de pousar.
Na primeira coletiva de imprensa regular desde o acidente, realizada na terça-feira (23), o Japan Transport Safety Board (JTSB) revelou que os gravadores de dados de voo e de voz recuperados de ambos os aviões não sofreram danos significativos.
O presidente do JTSB, Takeda Nobuo, destacou a importância das comunicações entre o controle de tráfego aéreo e as duas aeronaves antes do acidente, referindo-se a elas como um fator humano crucial. Ele afirmou que as autoridades estão investigando essas comunicações, mas não pôde fornecer mais detalhes no momento.
Takeda observou que o avião da Japan Airlines que pegou fogo é um modelo novo construído em grande parte com materiais compostos de fibra de carbono. Ele ressaltou que o acidente despertou grande interesse internacional quanto à capacidade de resistência ao fogo da aeronave.
O JTSB afirmou que a investigação não se limitará apenas à causa do acidente, mas também abordará como o fogo começou e se espalhou. Novas informações serão divulgadas à medida que a análise dos gravadores avança.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am