Brasília, Brasil – 6 de janeiro de 2024 – A partir do dia 10 de janeiro, turistas provenientes do Canadá, Austrália e Estados Unidos (EUA) que desejam visitar o Brasil deverão estar cientes das novas regras que exigem a apresentação de visto no momento da chegada. Esta medida, inicialmente programada para entrar em vigor em 1º de outubro de 2023, foi prorrogada e entrará em vigor nos próximos dias.
O Ministério do Turismo ressalta que a exigência do visto será aplicada com base na data de chegada ao solo brasileiro. Dessa forma, turistas dos três países que chegarem até o dia 9 de janeiro estarão isentos da necessidade de apresentar o visto.
Anteriormente, a obrigação do visto era válida para turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos. A prorrogação da medida ocorreu após um acordo bilateral entre Brasil e Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração, até 90 dias.
O Ministério do Turismo também esclareceu que ajustes foram necessários no processo licitatório para a contratação da empresa responsável por oferecer o serviço de vistos eletrônicos para os turistas desses três países. A expectativa é de que um novo decreto seja publicado assim que a tramitação for finalizada.
É importante destacar que o governo brasileiro reitera o interesse em negociar acordos de isenção de vistos com base nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados. A pasta finalizou a nota ressaltando o compromisso em renovar as negociações com as três nações.
Viajar para o Brasil a partir de 10 de janeiro exigirá, portanto, um planejamento adicional para os turistas do Canadá, Austrália e Estados Unidos que devem providenciar seus vistos antes da chegada ao país.
- PIB do Japão cresce pelo segundo trimestre consecutivo - 16 de novembro de 2024 9:35 am
- EUA, Japão e Coreia do Sul criam secretaria trilateral - 16 de novembro de 2024 9:29 am
- Japão se candidata a sediar a Cúpula APEC de 2031 - 16 de novembro de 2024 9:20 am