Shika Town, Ishikawa, Japão – 18 de janeiro de 2024 – A região de Noto, no centro do Japão, continua a ser abalada por terremotos, criando desafios adicionais para os sobreviventes do poderoso terremoto que ocorreu no primeiro dia do ano. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, embora os terremotos centrados na região de Noto estejam diminuindo gradualmente, a atividade sísmica ainda não se estabilizou.
Na terça-feira (16), um tremor de intensidade -5 na escala japonesa de intensidade, que vai de 0 a 7, sacudiu a cidade de Shika, na Prefeitura de Ishikawa.
Até o início desta quarta-feira (17), foram registrados 1.429 tremores com intensidade de 1 ou superior desde o terremoto de 1º de janeiro. Os oficiais da agência estão instando os residentes a ficarem atentos a tremores de intensidade superior a 5 nas próximas duas ou três semanas.
As condições severas de frio estão adicionando dificuldades aos sobreviventes do terremoto. Às 6 horas da manhã desta quarta-feira, as temperaturas noturnas atingiram -4 graus Celsius em Shika Town e -3 graus em Suzu City, ambas na Prefeitura de Ishikawa. A temperatura chegou a -2,9 graus em Toyama City, na vizinha Prefeitura de Toyama.
Muitos evacuados estão ficando doentes devido às estadias prolongadas em abrigos. Também houve mortes entre os sobreviventes devido à saúde debilitada.
Especialistas aconselham as pessoas a estarem cientes da hipotermia, pedindo que se preocupem uns com os outros e tentem se manter aquecidos com cobertores ou atividades físicas.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am