Amã, Jordânia, 29 de janeiro de 2024 – Um ataque com drone em uma base das Forças dos EUA no nordeste da Jordânia, próxima à fronteira com a Síria, resultou na morte de três membros do serviço e deixou 25 feridos, levantando preocupações sobre uma possível escalada das tensões no Oriente Médio.
O Comando Central dos EUA anunciou no domingo (28), que três membros do serviço dos EUA foram mortos no ataque. O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou em um comunicado que Washington está reunindo informações, mas já sabe que o ataque foi realizado por “grupos militantes radicalmente apoiados pelo Irã operando na Síria e no Iraque”.
Biden assegurou que os EUA continuarão comprometidos com a luta contra o terrorismo e que responsabilizará todos os envolvidos “em um momento e de uma maneira” de sua escolha.
De acordo com relatos da CNN e de outras agências de notícias, esta é a primeira vez que tropas dos EUA são mortas por fogo inimigo no Oriente Médio desde o início do conflito entre Israel e o Hamas em outubro do ano passado.
Ataques com drones e foguetes contra as forças dos EUA na região têm ocorrido à medida que o conflito persiste e a crise humanitária se aprofunda na Faixa de Gaza.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am