2.6 C
Kóka
quinta-feira, 21 novembro, 2024 6:06: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Alerta de tsunami pode ter prejudicado os esforços de combate aos incêndios em Wajima

Alerta de tsunami pode ter contribuído indiretamente para o massivo incêndio em Wajima, prejudicando os esforços iniciais de combate, dizem especialistas.

Wajima, Ishikawa, Japão – 07 de janeiro de 2024 – Especialistas afirmam que um alerta de tsunami pode ter, indiretamente, contribuído para um massivo incêndio que eclodiu na cidade de Wajima, atingida por um terremoto no centro do Japão, ao impedir que os moradores combatessem o incêndio nos estágios iniciais.

O incêndio teve início no centro de Wajima após um poderoso terremoto no Dia de Ano Novo. A cidade está localizada na Prefeitura de Ishikawa. O fogo destruiu mais de 200 casas e lojas em uma área que abrange cerca de 48.000 metros quadrados.

Um grupo liderado pelo Professor Hiroi Yu, da Universidade de Tóquio, realizou uma inspeção dos danos no sábado (6). Hiroi é especialista em incêndios induzidos por terremotos.

O grupo encontrou cilindros de gás propano carbonizados no local. O Professor Hiroi afirma que o gás nos cilindros pode ter se inflamado e causado um incêndio explosivo.

Ele acredita que a conflagração se espalhou rapidamente pelas estruturas de madeira na área densamente povoada conhecida como Asaichi Street.

O grupo de Hiroi também entrevistou pessoas que testemunharam o incêndio.

Elas afirmaram que os esforços iniciais de combate ao fogo não puderam ser realizados adequadamente, já que o alerta de tsunami levou os moradores a fugir.

Também relataram que os bombeiros que correram para o local não puderam usar hidrantes, pois o fornecimento de água havia sido interrompido.

O Professor Hiroi destaca que o caso ilustra os desafios que podem surgir quando um terremoto provoca um incêndio. Ele enfatiza a necessidade de incorporar medidas para minimizar danos em futuros programas de prevenção de desastres e planos de reconstrução.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img