Ishikawa, Japão – 30 de janeiro de 2024 – Autoridades japonesas estão pedindo aos residentes na região atingida pelo Terremoto da Península de Noto, no primeiro dia do ano, que estejam alertas para deslizamentos de terra, pois as temperaturas devem subir na terça-feira (30).
Hoje marca exatamente quatro semanas desde que um terremoto de magnitude 7,6 devastou a região de Noto, na Província de Ishikawa.
As pessoas na zona de desastre enfrentaram um frio intenso na manhã de segunda-feira (29), mas as temperaturas durante o dia foram dois a três graus mais altas do que a média para esta época do ano.
A temperatura subiu para 9,8 graus Celsius na cidade de Kanazawa, 8,3 em Suzu, e 7,7 em Wajima.
As temperaturas devem subir ainda mais na região nos próximos dois dias. As máximas esperadas para terça-feira são de 11 graus nas cidades de Kanazawa e Toyama e 10 em Wajima.
A Agência Meteorológica do Japão diz que o clima mais quente pode desencadear avalanches e que o derretimento da neve pode soltar o solo e causar deslizamentos de terra em áreas atingidas pelo desastre.
Enquanto isso, alguns sobreviventes morreram devido a condições de saúde pioradas enquanto viviam em abrigos temporários após o terremoto.
Mesmo que as temperaturas possam ser mais altas do que o normal durante o dia, elas despencam à noite. As autoridades estão aconselhando os evacuados a verificar a saúde uns dos outros, manter-se aquecidos e fazer exercícios regularmente para evitar a hipotermia.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am