Shika Town, Ishikawa, Japão – 07 de janeiro de 2024 – A Agência Meteorológica do Japão (Japan Meteorological Agency – JMA) anunciou que realizará uma investigação para verificar se um sismógrafo superestimou a intensidade de um tremor ocorrido no sábado (6), à noite, em Shika Town, na Prefeitura de Ishikawa.
O terremoto, com magnitude estimada de 4.3, atingiu a região por volta das 23h20. No entanto, a agência relata que um sismógrafo em Shika Town registrou uma intensidade de “- 6” na escala japonesa de 0 a 7, o que foi significativamente maior do que a intensidade 3 registrada em outras áreas próximas.
Um segurança da prefeitura de Shika Town afirmou que o tremor não foi muito forte, e a polícia e o corpo de bombeiros local não receberam relatos de danos.
A Agência Meteorológica realizou uma coletiva de imprensa após o tremor. A oficial Kamaya Noriko afirmou que os padrões das ondas sísmicas indicam que não houve anormalidades nos dados observacionais.
Ela acrescentou que o tremor registrou 1.492 Gal, muito maior do que os 891 Gal registrados durante o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji em 1995. Gal é uma unidade de aceleração que indica a intensidade do tremor no solo.
Kamaya sugeriu que as pessoas podem não ter sentido grandes movimentos sísmicos porque o abalo foi instantâneo. Ela também levantou a possibilidade de que o sismógrafo em Shika Town pode ter sido o único a registrar uma intensidade “- 6”, devido à proximidade do dispositivo ao epicentro.
Nesse sentido, a Agência planeja enviar funcionários a Shika Town no domingo (7), para verificar se o sismógrafo está funcionando corretamente, garantindo a precisão das leituras de intensidade sísmica na região.
- Príncipe e Princesa Herdeiros do Japão partem para Turquia - 3 de dezembro de 2024 2:47 pm
- Possível projétil de artilharia encontrado em Matsuyama - 3 de dezembro de 2024 1:41 pm
- Hezbollah ataca posição israelense, alegando violações - 3 de dezembro de 2024 1:15 pm