Tóquio, Japão – 09 de Janeiro de 2024 – Aeroportos no Japão estão temporariamente suspendendo o uso da instrução “número 1” que indica a ordem para a decolagem de aviões. A medida foi tomada após a interpretação equivocada dessa frase poder ter contribuído para a colisão fatal na semana passada entre um avião de passageiros da Japan Airlines e uma aeronave da Guarda Costeira do Japão em uma pista do Aeroporto de Haneda, em Tóquio.
Acredita-se que a aeronave da Guarda Costeira tenha entrado erroneamente na pista, possivelmente interpretando “número 1” como autorização para decolar. Controladores de tráfego e o piloto da JAL, ao que parece, não estavam cientes da localização da aeronave.
A NHK obteve um documento sobre medidas de segurança de emergência compilado pelo Ministério dos Transportes após o acidente.
O documento informa que os controladores de tráfego aéreo concederão permissão para decolagem sem informar os pilotos sobre sua ordem. A medida será aplicada em Haneda e outros aeroportos em todo o país.
Os números que representam a ordem de decolagem são amplamente usados nos aeroportos do Japão. Eles são considerados informações práticas para facilitar as operações de voo, em vez de instruções diretas dos controladores de tráfego aéreo.
Outras medidas de segurança incluirão a monitorização mais próxima das pistas pelos pilotos durante a decolagem e o pouso.
O documento também destaca a intenção de conscientizar os pilotos sobre os termos de controle de tráfego aéreo ao entrar na pista. A linha de parada antes de entrar na pista será pintada com cores mais visíveis nos aeroportos, incluindo Haneda, Narita, Osaka e Kansai.
O Ministério dos Transportes recentemente estabeleceu um novo posto de controle de tráfego aéreo encarregado de monitorar constantemente uma tela para confirmar as localizações das aeronaves no Aeroporto de Haneda.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am